Como faço para otimizar um site? O que é SEO? Como se faz marketing digital?
Bem, existem ínfimas opções e caminhos de se otimizar um site, contudo, podemos dividir em duas classes o black hat e white hat. O SEO(search engine optimization), são formas de se otimizar o site na procura orgânica, leia mais no penúltimo post.
Inicialmente podemos resumir que o posicionamento do site dentro dos buscadores se dá, através dos crawlers, que são robozinhos(programas) dos bucadores como o google que aplicam um algoritmo(uma código de instrução), onde este, seguindo uma regra cataloga sites novos e revisa antigos, deste resultado saem as posições dos sites para cada keyword(palavra-chave). O google é muito rápido com isso porque ele "cadastra" essas procuras dos usuários e repete quando se é feita novamente, dividindo o processo os crawlers cadastram e revisam armazenado os resultados de páginas de pesquisa(SERP, search engine result pages) já feitas, infinitamente. Olha que doidera malandro... rs
Vamos então, à classificação das formas de otimização de sites ou SEO(já falei o que que é isso poh... rs).
As estratégias Black Hat SEO, são as que manipulam os processos de indexação dos buscadores(google, yahoo, bing e etc.), fazendo assim, um site ser ranqueado mais rápido, como exemplo o cloaking, linking farm, Keyword Stuffing, texto invisível, over submitting e outros, obviamente que estes são passíveis de punição por parte dos próprios buscadores e caso os crawlers, identificarem uma ação Black Hat, o site será punido na "achabilidade" das SERPs.
atualmente, está se criando o conceito de Gray Hat SEO que seria a mistura entre o white e black hats, mas é uma aposta, o crawler quando identificar pode ou não te punir citando como exemplo submitting e spaming, fato é que existem varias ações de black hat que se usadas com sabedoria passam a ser Gray Hat(tipo, você é sacaninha, mas me respeita... google falando!).
Para explica o que é White Hat SEO, poderiamos definir como, "a forma mais honesta" de posicionamento de site dentro dos buscadores e por isso também, considerada a mais duradoura, ela normalmente se faz através do trabalho dentro do próprio site, como a construção de um bom conteúdo original (Não plageie malandrinho! Seja também informativo e interessante, sei que é chato... rs), destaque nas palavras-chaves (como uso de itálico, negrito e etc.), links internos(sendo referencial usando a tag "nofollow") e externos valiosos(com trust rank, link juice), o uso de tags para identificar o conteúdo do site, uma boa construção de snippet(a forma como você aparece no buscador), social media optimization(tipo twitter, flickr, facebook e etc.), estratégia de benchmark, headtails, longtails e etc. (cara, podia ficar um dia todo falando disso...)
Como se trata de um mercado muito dinâmico, o de SEO, as afirmações imperativas são sempre difíceis de se fazer, o que de mais valioso você pode aprender e que nunca irá se desatualizará, é experimentar. Fazer testes, isolar e aprimorar com os resultados, mas prepare-se, você verá constantemente uma técnica dando certo para um caso e dando errado ou menos efeito para outros casos, na verdade as variáveis são inconstantes, entretanto se você trabalhar de forma coerente sempre alcançará bons resultados.(esse raio de SEO pronuncia-se (ézs í ou), e é uma ciência que tem gente boa pacas nesse meio, gente maneira e que compartilha! ...Seja mais um)
Agora, amigos, se falei alguma besteira e querem me xingar, comenta ae(com educação!). E é claro, corrijam os erros de português ae. :p
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