segunda-feira, 11 de abril de 2011

Teste de SEO: Como o Google Forma os Títulos da Snippet?

Teste de SEO: Como o Google Forma os Títulos da Snippet?: "

Teste de SEO


Olá leitores da MestreSEO,


O Google é uma empresa muito focada na experiência do usuário, sempre objetivando que uma simples ação tenha o impacto mais positivo na pessoa que está realizando uma ação em seus produtos. Em seu principal produto, as buscas, não é diferente. O Google sempre busca oferecer recursos especiais para os usuários, como filtros, segmentação, imagens, vídeos e diversos artifícios para que no momento que o usuário precisar do serviço, ele ganhe a melhor experiência e respostas possíveis.


Um dos elementos que o Google vem transformando ao longo do tempo é o título da snippet, ou seja, aquele título, clicável, em azul, que é exibido para cada um dos resultados que o Google considera relevante para aquela busca. De forme inteligente, o Google manipula este tipo de título (da snippet) para que ele forneça a melhor experiência do usuário e é exatamente esta forma inteligente que este teste objetivou a traçar.


Aviso: é importante ressaltar que após a publicação deste artigo os resultados mencionados abaixo e exibidos por screenshots podem não estar da mesma forma como apresentado.


O Domínio Escolhido


O domínio escolhido para o teste foi o http://eleicoespresidenciais2010.com.br/ onde não existia nenhuma página publicada ou indexada conforme podemos ver no screenshot obtido no dia 11/03/2011:


Domínio sem páginas indexadas no Google

Domínio sem páginas indexadas no Google


Páginas Criadas


Para obter um teste bem interessante, criamos 7 páginas diferentes, onde cada uma possuía um objetivo para teste. Vejamos abaixo as especificações de cada página:


Página Inicial


Foram criados 3 links nesta página inicial, apontando para as páginas paginaA.html, paginaB.html, paginaquenaopodeserlida.html. Em cada link, utilizamos um termo único, como podemos atestar pelos screenshots:


aiuwheiufgaacnfdha em 11/03/2011

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dnfvisaoidjmioaovhjdhbaiu em 11/03/2011

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lkjhjhggfhdgfdsgdfsayrteoiuypoiuopiuclkhj em 15/03/2011

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Página A


Esta página foi bloqueada no arquivo de robots.txt, impossibilitando a leitura do Googlebot.


Página B


Nesta página, não definimos uma tag Title, ou seja, ela não foi inserida no HTML. No body incluímos um H1, contendo um termo único na web, como podemos ver no screenshot abaixo:

okaspodkaspoksm em 11/03/2011

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Página C


Assim como na paginaB.html, não definimos uma tag Title, ou seja, ela não foi inserida no HTML. No Body incluímos um H1, contendo um termo único na web, como podemos ver no screenshot abaixo:


uaiouounfoiuanalksjdajklds em 11/03/2011

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Página D


Assim como na paginaB.html e paginaC.html, não definimos uma tag Title, ou seja, ela não foi inserida no HTML. No Body incluímos um H1, contendo um termo único na web, como podemos ver no screenshot abaixo, mas com um detalhe, ele possui texto antes e depois do H1:


kjslkdjhoiuweoaiunonpuivn em 14/03/2011

kjslkdjhoiuweoaiunonpuivn em 14/03/2011


Página E


Nesta página criamos uma página sem título e sem a tag H1. Incluímos uma imagem com um ALT tag único, conforme o screenshot mostra abaixo:

qwerertrtyutyuiuiyooiup em 14/03/2011

qwerertrtyutyuiuiyooiup em 14/03/2011


Página NãoPodeSerLida.HTML


Assim como a paginaA.html, esta página foi bloqueada no arquivo de robots.txt, impossibilitando a leitura do Googlebot.


As Hipóteses


Página A


O título da snippet na SERP será criado pelo texto âncora do link apontado pela página inicial do domínio.


Página B


O título da snippet na SERP será criado pelo H1 presente na página, mesmo possuindo um link apontado pela página inicial do domínio.


Página C


O título da snippet na SERP será criado pelo H1 presente na página, sem possuir um link apontado pela página inicial do domínio.


Página D


O título da snippet na SERP será criado pelo H1 presente na página, sem possuir um link apontado pela página inicial do domínio, sendo que existe um texto aparecendo antes da tag H1.


Página E


O título da snippet na SERP será criado pelo ALT text da imagem presente na página, sem possuir um link apontado pela página inicial do domínio.


Página Extra – naopodeserindexada.html


O título da snippet na SERP será criado pelo texto âncora do link apontado pela página inicial do domínio.


Resultados


Com todas as páginas de teste armadas, aguardamos um tempo até que todas fossem indexadas pelo Google, chegando na data de 31/03, com todas as páginas completamente reconhecidas pelo mecanismo de busca.


Versão final do teste


Desta forma, pudemos notar algumas curiosidades do nosso estudo, vejamos:



  • Quando uma página não possui título, o Google puxa o textos âncora, para compor este título;

  • Entre texto âncora e H1, o Google prefere um texto âncora para compor o título da snippet da SERP;

  • Quando o Google não encontra links apontando para a página sem título, ele decide criar o título da snippet através do H1 da página;

  • Mesmo com texto entre o Body e o H1, o Google realmente dá relevância a tag heading, colocando-a como título da snippet quando não encontra links apontando para a página sem título;

  • Se o Google não encontrar links apontando ou um H1 na página, ele utiliza o conteúdo inicial da página para criar o título da snippet, não dando relevância a ALT tag de imagem contida na página;

  • Por fim, se uma página estiver bloqueada através do robots.txt, o Google tentará criar o título da snippet utilizando o o texto âncora de um link que aponta para aquela página.


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Ferramentas de SEO, Plugins e Extensões

Ferramentas de SEO, Plugins e Extensões: "

Ferramentas de SEO para seu uso


Saudações, amigos da MestreSEO!


O MestreCast #17 chega até vocês bem generoso. Primeiro porque decidimos, finalmente, atender vocês: o programa foi gravado Ao Vivo na segunda-feira! Pois é, depois de diversos pedidos do pessoal via twitter e comentário, nos juntamos aqui no escritório da MestreSEO em São Paulo para fazermos a transmissão e gravação do programa da semana.


Segundo porque, mais uma vez, atendemos vocês e tiramos o tema direto de sugestões. Após ler muito por aí nos feedbacks, escolhemos falar de ferramentas para search, além de plugins e expansões dos navegadores que facilitam a sua vida no trabalho diário.


Mais uma vez, Fábio Ricotta está ao meu lado e, para ampliar a discussão e dicas de ferramentas, Frank Marcel se juntou à transmissão.


Neste MestreCast, confira um top de ferramentas e plugins para Firefox e Chrome, saiba como argumentar na hora de investir em ferramentas pagas e como é importante o trabalho com tools em SEO. Apresentamos também o novo reforço do time MestreSEO, Domicio Neto, e tiramos algumas dúvidas ao vivo.


E uma dica final: escutem o programa e voltem aqui para deixar um certo comentário…


Links comentados


Power Tools:


Google Analytics

SEMRush

Open Site Explorer

Majestic SEO

SEOmoz Keyword Difficulty

Ferramentas MestreSEO


Chrome:


Page Monitor

Rank Checker

SitezMeter (Verificar PageRank)

Toolbar do SEOmoz


Firefox:


Toolbar do SEOmoz

Search Status

Table 2 Clipboard

Plugin do SEOQuake


Comentadas:


Woorank

Keyword Eye

Linkaider

PageSpeed


Músicas desta edição

U.L.I – Anfunk (album)

Argonika – Do you Hear

Exit Project – Not a Game

Funk Loop – Tight 2


MestreCast #17



Créditos da imagem: Flickr de Splorp


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Pagemodo: Solução para Criação de Fan Pages

Pagemodo: Solução para Criação de Fan Pages: "

Faça boas fan pages com o Pagemodo


Olá, amigos da MestreSEO!


A questão de aplicativos para Facebook está mesmo em pauta recentemente. Nosso artigo da semana passada, relatando top apps para Fan Pages, recebeu grande repercussão e quero agradecer a todos pelo feedback. Aos poucos vou esclarecendo dúvidas e procurando soluções para todos que usam o Facebook no trabalho diário da publicidade de uma marca ou da própria empresa que trabalha.


Um dos pontos que sempre defendi nesta coluna foi a colocação de, ao menos, uma aba com FBML ou iFrame, aquela que servirá de boas vindas aos usuários. Esta “welcome tab” é de grande valia, pois dá uma sensação de personalização e cuidado com o fã, afinal estamos colocando diante dele uma página customizada, própria, com um conteúdo que pode apresentar a empresa ou oferecer algo diferenciado.


Para montar este tipo de página é preciso conhecimento individual de algumas ferramentas e linguagens. Programação, design e os programas que envolvem estes conceitos são fundamentais para gerar uma boa aba. Caso isso não seja possível, é preciso contar com profissionais destas áreas, instruindo-os com o que você pretende criar. Nem sempre, também, acontece de você ter uma equipe deste tipo à disposição.


Não demorou para que aplicativos e serviços surgissem para ajudar os usuários na criação de uma página dentro da Fan Page. Cada vez mais práticas e de simples utilização, as ferramentas oferecem opções e resultam em abas interessantes, resolvendo o problema da “welcome tab”.


Apresento a vocês uma solução rápida, prática e eficiente neste processo: o Pagemodo. Este criador de páginas oferece diversas saídas para você que deseja criar uma fan page de forma simples. Assim como um criador de website, o Pagemodo te dá modelos prontos de páginas para você escolher e, posteriormente, customizar cada canto da mesma com fotos, textos e até vídeo.


A ferramenta é bem simples, mas ainda sim passarei um breve guia para o uso.


O Funcionamento do Pagemodo


Primeiramente, é preciso logar ou criar uma conta no site. Como opção, você pode usar seu próprio acesso do Facebook. Ao logar, você estará diante de uma página de administração, como a de um blog. Aí é só navegar nas funcionalidades para começar a criar sua página.


Tela inicial de trabalho com o Pagemodo


Vá ao botão de adicionar nova página.


É a hora de escolher seu template favorito. O Pagemodo oferece diversas opções de visual, separadas por categoria. Há a opção de uma página com imagens e textos, simples, ou com espaço para embed de um vídeo qualquer. Existe ainda uma opção para loja, com listagem de produtos, e outras três com bloqueio por like, ou seja, o usuário precisar curtir sua página para ver o conteúdo.


Templates de Pagemodo a sua escolha


Template escolhido, vem a parte mais bacana: customizar a página.


Você será direcionado a uma etapa simples, que resume bem a ferramenta. As imagens e os textos estão separados em colunas e, ao passar o mouse sobre elas, são destacadas no exemplo à direita. Ao passo que você altera cada parte, o exemplo vai sendo montado para uma visualização prévia. Um efeito bem legal.


Trabalho de montagem do template escolhido


A princípio, não se preocupe com o tamanho das imagens. A ferramenta tem uma área de ajuste às dimensões do espaço do template e, ao escolher um arquivo, você poderá aumentar/diminuir o zoom e o tamanho para encaixar corretamente nos campos.


Quanto ao texto, existe a opção de escolher fonte, tamanho e cor. Também é possível realizar a linkagem, mas, na configuração que testei, não existe a possibilidade de selecionarmos uma determinada palavra para colocar um link. Portanto, apenas o título e/ou toda caixa de descrição são passíveis de link.


Visitem a Fan Page da MestreSEO para conferir o que fiz no Pagemodo como teste de welcome tab.


Planos e Opções


Vocês chegaram até aqui bastante animados com as possibilidades, não? Pois, infelizmente informo-lhes agora que o Pagemodo possui uma área paga, que oferece mais condição e opção para você criar e incrementar sua fan page.


Claro que é possível criar a aba gratuita, como foi a do exemplo da MestreSEO. Mas para isso você terá que cumprir a exigência de curtir a página do Pagemodo no Facebook e, além disso, “conviver” com o footer dando destaque para a ferramenta e a grafia no topo da aba “powered by Pagemodo”.


A última limitação é a criação de apenas uma aba com a ferramenta, ou seja, se você desejar colocar mais abas customizáveis, terá que mudar de plano. Entre as alternativas dadas estão planos com a criação de três, oito e até 15 páginas utilizando a ferramenta. Os detalhes estão no menu corresponde aos planos no site.


Vale a Pena


Apesar deste investimento (considerado pequeno, olhando os valores), o Pagemodo é sim uma grande saída. Claro que há uma fatia de leitores que conhece a técnica de criação de páginas ou possui colegas que possam desempenhar a tarefa de criação, mas sei que há muitos que enfrentam problemas neste sentido e, por isso, o Pagemodo é uma grande solução.


Faça um teste com a aba free, veja como você terá mais opções se escolher um plano. Se você for uma agência com diversos clientes, com certeza terá que optar por um para ter mais páginas à disposição. E em caso de qualquer dúvida, basta deixar um alô nos comentários.


Um abraço e até a próxima!


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Artigo Original: Pagemodo: Solução para Criação de Fan Pages

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GuanaCast 094 - Links Patrocinados

GuanaCast 094 - Links Patrocinados: "Tudo sobre Links Patrocinados do Google ou PPC, discutido pela equipe da MestreSEO e Gustavo Guanabara. Saiba como criar uma campanha de links patrocinados e tirar o melhor proveito dos recursos oferecidos pelo Google."

GuanaCast 095 - Software Público

GuanaCast 095 - Software Público: "Saiba o que é Software Público e como entrar nesse mundo."

Why You ‘Should’ Bother with Page Rank

Why You ‘Should’ Bother with Page Rank: "

For the moment…..


I always love a controversial post, and most of mine rarely make sense, or inspire people to talk about topics that I haven’t even discussed in my post…


Page Rank may not always be a great representative of how powerful or trusted a website is, but it does provide an enormous of information. This info may or may not be noticeable at first, but it does supply us with interesting data, as long as we are prepared to look a little deeper.


On the average I think it is hard to make an overall judgement that Page Rank is inaccurate, in fact overall Page Rank does represent higher level sites with more power, trust, links and brand coverage. Maybe a naïve conclusion, but that consensus makes sense to me.


Back to what Page Rank can actually do for you though. Well as previously said it does provide insight into the trust and power of a website (although sometimes very wrong). I see that as a good point though. **????** WHAAAA!!


Basically if you provide me with a website that has a PR8, it gives me incentive to check out everything else about it. Let’s take a look at the back links, what about referrals and social media campaigns, mentions, content and any other mediums you can think of.


A high PR (Page Rank) site will inspire investigation, and depending what you uncover depends on how you can react to it.


If the information you receive is dubious, and you discover a single link from one source (ridiculously powerful) then is there anything you can do about it?


How about investigating the power of the site you have found that the one you are investigating; links too. Is there anything there you could use?


What about the Bloggers, inexperienced SEO’s and many more who have rough understandings of Page Rank? This is still like the holy grail of how good your website is. Many use visitor rates and Alex rankings, however PR is still predominantly used to encourage people to guest blog and obtain links.


If you ask me then, for the time being PR is important, and although PR updates have been, well pretty much dormant over the past couple of years, with maybe one or two eruptions, it still represents a powerful proportion of what people are still looking at, with regards to the power of a site.


We need to change this and I agree with many points on this previous post by Modi: Why You Shouldn’t Bother about PageRank


However at the moment Page Rank still needs some attention, it isn’t quite so easily dismissed!


Mark works as head of SEO for a French Ski Resorts Tour Operator. You can follow him @MarcusSEO

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Google’s New Social Networking Feature

Google’s New Social Networking Feature: "

Google is about to launch their newest attempt to better social networking by introducing the +1 button to search results. This new feature will allow users to vote for a particular page they take an interest in by clicking the +1 button and sharing it with their network of friends. This addition to Google is much like the popular Like button that has already taken Facebook by storm.


When searching for a favorite vacation destination on Google, all somebody would have to do is click on the +1 button to the right of the link result and it would then be instantaneously shared with their network of friends and others across the web. Also, when a user performs a specific Google search, they will see every site that their friends and others +1’d beside the particular link results that might be of personal interest to them.


In order to be able to use the +1 button and see it in the search results, you will need a Google public profile. This will help users see who recommended a certain restaurant, clothing store, etc. A person’s +1 will be created in a new tab on your Google profile. The user has the option to keep their +1 tab private and just manage them for personal use, or they can share it with everyone they want to.


Social networking has become a huge factor in many successful businesses around the world. Facebook with its Like button and Twitter with its Tweet button have changed the way people are introduced to new information about millions of companies they might be interested in. Now Google’s +1 button will more easily help users to find new companies and see who in their network of friends as well as many other people have visited and +1’d their website of interest.


By having these new social networking features, businesses are able to get more traffic to their site without any expense incurred! The more +1 button clicks by a company’s link in a search result, the more likely they are to have a large amount of visitors to their website each day. Statistics have shown that the correlation between Facebook and Twitter shares (Like button, Tweet , comments) all go hand-and-hand with website rankings and linking root domains. Now with Google launching its +1 button, and soon with the ability to embed +1 on actual website content, the possibilities for companies to grow are virtually endless. Google’s +1 button is still being worked on, but if anyone is interested in learning more about this new social networking feature they can visit Google’s +1 page.


Noell works for Search-Placement Marketing located in South Florida. She enjoys writing about topics such as SEO, social media, and internet marketing. Search-Placement Marketing is an internet marketing firm specializing in SEO, Paid Search, and Social Media Marketing.

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